Clique e inscreva-se na newsletter

Blog – Palavra de especialista
Corpo Sem Categoria

Proteção solar, hidratação e mais: cuidados com a pele no verão

Estação mais quente do ano exige produtos e rituais específicos para manter a beleza em dia, confira dicas dos dermatologistas
Proteção solar, hidratação e mais: cuidados com a pele no verão

O verão chega mais cedo no Brasil, com a subida da temperatura ainda na primavera. E os meses de calor e sol exigem cuidados especiais para evitar que a pele sofra danos do excesso, que não só afeta a aparência, mas pode elevar o risco de doenças.

A primeira e mais importante dica é não descuidar da proteção solar para evitar o câncer de pele. A radiação emitida pelo sol é a principal causadora do tipo de câncer mais comum no Brasil.

Tanto os raios ultravioleta do tipo B quanto os do tipo A são nocivos, por isso o ideal é usar filtros solares que protejam a pele dos dois tipos. O produto deve ser usado o dia todo, não só das 10h às 16h, e aplicado na quantidade certa, meia hora antes da exposição.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o ideal é usar uma colher de chá para cada região do corpo, divididas da seguinte maneira: rosto, pescoço, cabeça, parte da frente e de trás do tronco e os dois braços.

No rosto, o ideal é usar o protetor solar facial adequado para o seu tipo de pele. Não se esqueça de reaplicar sempre que necessário, a cada duas horas ou após entrar na água.

Lábios pedem atenção

O calor excessivo pode provocar ressecamento dos lábios e até mesmo rachaduras que facilitam o aparecimento de infecções e provocam dor. O ideal é usar protetor labial de dia e, de noite, um hidratante.

Escolha marcas confiáveis, de preferência indicadas por médicos dermatologistas, e não aplique os dois produtos juntos, pois um pode interferir no efeito do outro.

Controle da oleosidade

Pessoas com pele oleosa podem notar uma piora durante o período, graças a combinação de alta temperatura e alta umidade. A dica aqui é usar filtros solares específicos, pois a textura cremosa tende a aumentar a oleosidade e o brilho da pele.

Outra estratégia é intensificar os cuidados diários com a pele, utilizando um bom sabonete adstringente e tônicos de limpeza profunda. Cuidado com os esfoliantes caseiros, que podem acabar tendo o efeito contrário por agredirem a pele, levando à produção de mais oleosidade.

Hidratação em dia

A água termal é um produto que surgiu há alguns anos, com a promessa de hidratar a pele e repor sais minerais e vitaminas. Ela pode ser uma boa ajuda para cuidar da pele durante a praia ou piscina, com aplicações periódicas no rosto e cabelos, e ainda no pós-sol.

Mas não é só da pele que estamos falando. Mais importante do que isso é manter a ingesta de água em níveis adequados para que o corpo não sofra com os efeitos da desidratação e do calor excessivo.


Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.