Proteção solar, hidratação e mais: cuidados com a pele no verão
Estação mais quente do ano exige produtos e rituais específicos para manter a beleza em dia, confira dicas dos dermatologistasO verão chega mais cedo no Brasil, com a subida da temperatura ainda na primavera. E os meses de calor e sol exigem cuidados especiais para evitar que a pele sofra danos do excesso, que não só afeta a aparência, mas pode elevar o risco de doenças.
A primeira e mais importante dica é não descuidar da proteção solar para evitar o câncer de pele. A radiação emitida pelo sol é a principal causadora do tipo de câncer mais comum no Brasil.
Tanto os raios ultravioleta do tipo B quanto os do tipo A são nocivos, por isso o ideal é usar filtros solares que protejam a pele dos dois tipos. O produto deve ser usado o dia todo, não só das 10h às 16h, e aplicado na quantidade certa, meia hora antes da exposição.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o ideal é usar uma colher de chá para cada região do corpo, divididas da seguinte maneira: rosto, pescoço, cabeça, parte da frente e de trás do tronco e os dois braços.
No rosto, o ideal é usar o protetor solar facial adequado para o seu tipo de pele. Não se esqueça de reaplicar sempre que necessário, a cada duas horas ou após entrar na água.
Lábios pedem atenção
O calor excessivo pode provocar ressecamento dos lábios e até mesmo rachaduras que facilitam o aparecimento de infecções e provocam dor. O ideal é usar protetor labial de dia e, de noite, um hidratante.
Escolha marcas confiáveis, de preferência indicadas por médicos dermatologistas, e não aplique os dois produtos juntos, pois um pode interferir no efeito do outro.
Controle da oleosidade
Pessoas com pele oleosa podem notar uma piora durante o período, graças a combinação de alta temperatura e alta umidade. A dica aqui é usar filtros solares específicos, pois a textura cremosa tende a aumentar a oleosidade e o brilho da pele.
Outra estratégia é intensificar os cuidados diários com a pele, utilizando um bom sabonete adstringente e tônicos de limpeza profunda. Cuidado com os esfoliantes caseiros, que podem acabar tendo o efeito contrário por agredirem a pele, levando à produção de mais oleosidade.
Hidratação em dia
A água termal é um produto que surgiu há alguns anos, com a promessa de hidratar a pele e repor sais minerais e vitaminas. Ela pode ser uma boa ajuda para cuidar da pele durante a praia ou piscina, com aplicações periódicas no rosto e cabelos, e ainda no pós-sol.
Mas não é só da pele que estamos falando. Mais importante do que isso é manter a ingesta de água em níveis adequados para que o corpo não sofra com os efeitos da desidratação e do calor excessivo.