Clique e inscreva-se na newsletter

Blog – Palavra de especialista
Sem Categoria

Picossegundos: tratamento de ponta para cicatrizes e manchas

Tecnologia não invasiva traz resultados efetivos e tem recuperação que não atrapalha a rotina
<strong>Picossegundos: tratamento de ponta para cicatrizes e manchas</strong>

Nos últimos anos, o laser de picossegundos está mudando vários tratamentos da dermatologia. Hoje vamos falar de duas aplicações dessa tecnologia, o tratamento de cicatrizes de todos os tipos e manchas.

O laser de picossegundos é um aparelho que gera potentes pulsos de luz em um curto intervalo de tempo, um trilionésimo de segundo. Sem gerar calor, ele atua por meio do efeito fotoacústico: ao entrar com as células da pele, os pulsos luminosos geram ondas acústicas.

Por conta dessa característica é considerado um laser com altíssimo perfil de segurança. É indicado inclusive para mulheres negras, latinas e orientais, que podem ficar com a pele manchada ao realizar procedimentos com outros tipos de laser.

Aqui na clínica, nós adquirimos recentemente o laser Discovery Pico, da Quanta, desenvolvido na Itália, que é o melhor disponível no mercado mundial. Ele entrega o maior número de joules (medida de energia) no menor tempo, garantindo um resultado mais robusto.

Tratamento de cicatrizes de todos os tipos com laser de picossegundos

As cicatrizes surgem no processo de recuperação de uma lesão, seja um corte ou uma espinha da acne. O colágeno do tecido se remodela, e a mudança dá origem a uma fibrose. Assim, a pele da região fica com o relevo e suas propriedades alteradas.

O laser de picossegundos é uma forma interessante de modular a inflamação e produzir novo colágeno, que substitui o antigo.

O novo colágeno é um tecido mais saudável, que ajuda a uniformizar a pele, preencher depressões e atenuar cicatrizes. O resultado esperado varia de acordo com o tamanho da lesão: pequenas cicatrizes de acne, por exemplo, podem praticamente desaparecer.

Em cicatrizes maiores, como as de uma cirurgia, o que se espera é uma uniformização do relevo da pele, diminuição da área com tecido fibrótico e redução de queloides.

Tratamento de manchas com laser de picossegundos

Além de estimular a produção de colágeno, o laser também é ideal para tratar manchas escuras como as do melasma e as melanoses, relacionadas à idade ou exposição solar.

O aparelho atinge e fragmenta os pigmentos naturais sem atingir o tecido saudável ao redor ou deixar queimaduras. Assim, a pele volta à sua tonalidade original. Os resultados começam a aparecer uma semana depois da primeira sessão.

O protocolo de tratamento depende da extensão das manchas e das características do próprio paciente. Na maioria dos casos, são necessárias múltiplas sessões, com intervalos entre duas a seis semanas entre elas.


Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.