Gordura localizada: qual é o melhor tratamento?
É difícil, mas não impossível, se livrar da gordura localizada. Confira os principais tratamentos disponíveis e as novidades.A gordura localizada é o acúmulo de tecido adiposo em regiões do corpo como abdômen, costas, culote e braços. Além do sedentarismo, a alimentação inadequada e fatores genéticos são causas importantes da gordura localizada.
É a genética, aliás, que determina em que local ocorrerá o depósito. Em linhas gerais, há três perfis de corpo:
Maçã: Gordura se acumula na região central do corpo, em especial na barriga. É uma das mais problemáticas, já que o aumento da circunferência abdominal está ligado ao risco de doenças.
Pera: Quando a gordura fica nas coxas e quadril. É menos nocivo do que o tipo maçã, mas é mais difícil de ser eliminado.
Banana: Não há tendência a acumular gordura em uma região específica, mas é possível que os hábitos e estilos de vida provoquem o aumento de volume de algumas áreas.
O melhor tratamento para gordura localizada
Em primeiro lugar, é preciso entender a quantidade de gordura acumulada e alinhar as expectativas entre médico e paciente. Com os médicos, é possível atingir resultados superiores aos das clínicas de estética, devido ao conhecimento da fisiologia humana e o uso de tratamentos melhores, referendados por estudos.
A associação de procedimentos tem se mostrado uma excelente alternativa para queimar a gordura localizada. É possível combinar vários tratamentos: radiofrequência, que emite ondas de calor para eliminar as células adiposas; lasers, com o mesmo propósito; e injeções com compostos chamados de “esvaziadores de gordura”, ou emptiers.
Na clínica Rittes, desenvolvemos o protocolo Cola Heat, que une várias destas e outras tecnologias para tratar uma grande área do corpo, proporcionando assim a destruição do tecido adiposo e o fortalecimento muscular que devolve firmeza à área. Em nossa unidade, existe ainda um aparelho que permite eliminar parte da gordura em uma sessão única, de 15 minutos.
Alinhando expectativas
Não existe milagre. O grau de melhora da gordura localizada em média é de 25 a 30%. Mas é possível elevar esse índice e eliminar boa parte do tecido adiposo com uma indicação correta de tratamento, além do próprio empenho pessoal.
Até mais importante do que investir em procedimentos, é aliar as intervenções a um plano de exercício e alimentação voltado aos seus objetivos. Ah, e vale dizer que, para que ela não volte, não pode haver ganho de peso superior a 4kg.