Conheça os principais cuidados com a pele no outono
Bem-vinda, estação do tempo seco! Próximos meses exigem atenção especial à derme, confira os principais
Durante o outono, é preciso se atentar à saúde da pele. A queda na umidade relativa do ar e na temperatura característica desta estação favorecem o ressecamento, piorando a aparência da pele e podendo levar até ao aparecimento de problemas dermatológicos, como as dermatites.
Para te ajudar a passar bem pelo período, veja as dicas que separamos!
1) Tome água
A ingestão adequada de água (cerca de 2 litros ao dia) é fundamental para o funcionamento do corpo, e beneficia a pele também. Não adianta usar cremes hidratantes se o organismo está desidratado como um todo!
2) Hidratar, hidratar, hidratar…
O hábito de usar cremes hidratantes deve ser reforçado durante a estação. Em primeiro lugar, busque produtos para seu tipo de pele e regiões do corpo – pés, rosto e mãos pedem formulações específicas.
Outra sugestão é passar os cremes logo depois do banho. Nesse momento, os poros da pele estão abertos e a absorção dos produtos é melhor. Ah, e não esqueça de usar hidratante labial, pois os lábios podem sofrer com rachaduras e ressecamentos no período.
3) Cuidado com os banhos quentes demais
Falando em banho, fique atento à temperatura do chuveiro. A água quente demais favorece o ressecamento da pele. Para quem tem tendência à oleosidade, isso pode inclusive gerar um efeito rebote – as glândulas sebáceas passam a produzir mais gordura.
4) Continue se resguardando do sol
O uso de protetor solar deve ser constante, e não apenas durante o verão. Procure produtos adequados ao seu tipo de pele e não se esqueça de checar a proteção contra os raios UVA, essencial para prevenir o fotoenvelhecimento e o câncer de pele.
5) Fique atento às doenças comuns da época
Dermatite e psoríase não são causadas pelo clima mais seco e frio, mas podem piorar no outono. Coceira, vermelhidão e descamação não são normais e têm tratamento. Consulte o dermatologista.
6) Proteja-se da poluição
Por conta do clima, nas grandes cidades a qualidade do ar tende a cair no outono. Sem as chuvas, a concentração de poluentes na atmosfera aumenta, deixando a pele mais exposta a danos.
A melhor maneira de atenuar os efeitos da poluição é por meio da limpeza facial constante, primeira etapa para remover impurezas, além da hidratação da pele, que ajuda a manter a barreira protetora.
7) Recupere os danos do verão
O excesso de exposição ao sol e ao calor pode intensificar manchas e acelerar o processo de envelhecimento da pele. Além disso, diversos tratamentos estéticos não podem ser realizados no período.
O outono representa, então, uma ótima oportunidade para retomar os cuidados com a pele com o dermatologista.
Na próxima postagem, apresentaremos o Skin Refresh, uma técnica inovadora desenvolvida pela Clínica Rittes para renovar e limpar profundamente