Clique e inscreva-se na newsletter

Blog – Palavra de especialista
Cabelos

Como tratar a queda de cabelo e quais são suas principais causas

Mais comum do que se imagina, problema pode surgir em diferentes fases da vida, mas tende a ser temporário
Como tratar a queda de cabelo e quais são suas principais causas

Você anda notando fios de cabelo a mais ficando presos na escova ou no ralo do chuveiro? A queda de cabelo é, em certa medida, normal. Se trata do fim do ciclo de vida do fio, que nasce, cresce e cai depois de um tempo, que varia de pessoa para pessoa. Quando a queda é exagerada, contudo, podemos estar diante de um problema de saúde.

Além da calvície, predisposição genética a perder os fios, que pode atingir homens e mulheres, uma das causas mais frequentes de queda de cabelo é o chamado eflúvio telógeno, nome que se dá ao encurtamento desse ciclo. 

É um quadro temporário, que faz os fios caírem antes da hora, e pode ser provocado por situações estressantes para o corpo, como infecções ou inflamações. O eflúvio telógeno pode afetar homens e mulheres, mas é mais comum nas mulheres. 

Períodos de tensão e estresse emocional também levam, em alguns casos, à queda de cabelo. Dietas restritivas demais e deficiências alimentares podem ainda afetar o envio de nutrientes necessários para a manutenção dos fios, então a alimentação pode ser outro fator de risco para o eflúvio telógeno. 

Como tratar a queda de cabelo 

É importante determinar a real causa da queda de cabelo. Além dos fatores mais comuns e fáceis de lidar, é possível ainda que exista uma causa sistêmica para a queda. Algumas doenças podem afetar a saúde do fio. Entre elas, estão a síndrome metabólica, problemas nos rins, quadros autoimunes e síndrome do ovário policístico. 

Quem faz essa investigação é o médico dermatologista. Uma vez identificada a causa, se define o melhor tratamento. Geralmente, ele envolve ajustes na alimentação e, não raro, o uso de suplementos específicos e medicamentos de uso tópico (se houver alguma infecção fúngica relacionada ao caso). 

Só não é recomendado suplementar por conta própria. Existem vários produtos à venda, como vitamínicos, com a promessa de devolver a vida dos fios, mas eles devem ser utilizados com orientação médica. 

Primeiro, porque a causa da queda pode não ser um problema nutricional. Em segundo lugar, nem todos realmente são capazes de entregar os resultados desejados. Na dúvida, consulte sempre o profissional. 

Queda de cabelo depois da Covid-19 

Alguns estudos apontam que a queda de cabelo é um dos sintomas mais comuns do chamado pós-Covid ou Covid longo. Meses depois da recuperação, pessoas têm se queixado da diminuição do volume do cabelo e ficam em dúvida. Afinal, tem algo a ver com o coronavírus? 

O assunto ainda está sendo investigado, mas se sabe que tanto uma infecção aguda, ainda mais uma que desperte inflamações pelo corpo, quanto um período estressante podem levar à perda de fios. Independente da causa, se sabe que o problema tende a ser passageiro e pode ser atenuado com o tratamento certo.


Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.