Alergias alimentares: excesso de calor e viagens de férias aumentam o risco de reações alérgicas
Aqui vai uma lista de 4 alimentos que podem causar alergias alimentares no verãoAh… o verão!… Petiscos, drinks e frutas cítricas…! E as alergias? Pois é, existem diversos alimentos que podem desencadear alergias em dias mais quentes. Mas, antes de irmos para o que interessa, vale lembrar que alergia e intolerância alimentar não são a mesma coisa.
A intolerância alimentar é o nome dado a um conjunto de reações que sucedem após a ingestão de um dado alimento. Ela envolve mecanismos que não implicam o sistema imunológico. Enquanto uma alergia reconhece o alimento como um “invasor” ativando uma forte resposta imunitária.
Frutas da estação
Existem certas frutas típicas do verão que podem causar fitofotodermatose em contato com a pele. Como é o caso das cerejas, pêssegos, limões, … outras, como o melão ou a melancia, podem causar desconforto na boca de quem é alérgico ao pólen.
Frutos do mar
O campeão desse grupo é sem dúvidas o camarão. Em geral, os frutos do mar causam alergia porque são mais consumidos no verão, e isso pode fazer com que o sistema imunológico confunda suas proteínas com partículas perigosas.
Amendoim e frutos secos
O amendoim é uma leguminosa (tal como o feijão) e não um fruto seco, como as amêndoas, cajus ou nozes. Neste segundo caso, é possível ser alérgico a apenas alguns frutos secos ou a todos em simultâneo. Os frutos secos e o amendoim podem também estar presentes em manteigas, molho pesto, bebidas vegetais, aperitivos, óleo, café e licores.
Cereais com glúten
É uma alergia mais comum nas crianças, mas costuma desaparecer antes da idade adulta. O trigo está geralmente presente em alimentos como pão, bolachas, bolos, massas, molho de soja, cerveja entre outros.
Sintomas mais comuns
Os sintomas associados às alergias alimentares incluem bolhas, coceiras, inchaço, dores gastrointestinais, vômitos, diarreia e até falta de ar em casos mais graves.
Para que você não seja pego desprevenido nas férias, é importante que você consulte seu médico e observe as reações do seu corpo após ingerir qualquer alimento que você não está acostumado. Depois é só aproveitar todas as delícias gastronômicas do verão sem medo.